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Startup: Entenda o conceito

Startup: Entenda o conceito

O que é uma startup?


- Nem toda nova empresa é uma startup.


Tudo começou durante a época que chamamos de bolha da internet, entre 1996 e 2001. Apesar de usado nos EUA há várias décadas, só na bolha ponto-com o termo startup começou a ser usado por aqui. Significava um grupo de pessoas trabalhando com uma ideia diferente que, aparentemente, poderia fazer dinheiro. Além disso, startup sempre foi sinônimo de iniciar uma empresa e colocá-la em funcionamento. 

Muitas pessoas dizem que qualquer pequena empresa em seu período inicial pode ser considerada uma startup. Outros defendem que uma startup é uma empresa com custos de manutenção muito baixos, mas que consegue crescer rapidamente e gerar lucros cada vez maiores. Mas há uma definição mais atual, que parece satisfazer a diversos especialistas e investidores: uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.

Um cenário de incerteza significa que não há como afirmar se aquela ideia e projeto de empresa irão realmente dar certo ou ao menos se provarem sustentáveis.

 

- Modelo de negócios


O modelo de negócios é como a startup gera valor ou seja, como transforma seu trabalho em dinheiro. Por exemplo, um dos modelos de negócios do Google é cobrar por cada click nos anúncios mostrados nos resultados de busca e esse modelo também é usado pelo Buscapé.com. O Uber é um caso clássico, que em pouco tempo foi difundido pelo mundo, trouxe lucro aos fundadores Travis Kalanick, Garrett Camp. A empresa foi fundada em 2009 e mesmo com toda polêmica que envolve o uso de aplicativos de motoristas particulares, a precificação dos serviços, a remuneração dos motoristas e demais temáticas relacionadas ao assunto, ela se consolidou como uma empresa de tecnologia de mobilidade que deu certo.Um outro exemplo seria o modelo de negócio de franquias: você paga royalties por uma marca, mas tem acesso a uma receita de sucesso com suporte do franqueador e por isso aumenta suas chances de gerar lucro.

 

- Parâmetros de uma startup: Repetível e escalável 


Ser repetível significa ser capaz de entregar o mesmo produto novamente em escala potencialmente ilimitada, sem muitas customizações ou adaptações para cada cliente. Isso pode ser feito tanto ao vender a mesma unidade do produto várias vezes, ou tendo-os sempre disponíveis independente da demanda. Uma analogia simples para isso seria o modelo de venda de filmes: não é possível vender a mesmo unidade de DVD várias vezes, pois é preciso fabricar um diferente a cada cópia vendida. Por outro lado, é possível ser repetível com o modelo pay-per-view o mesmo filme é distribuído a qualquer um que queira pagar por ele sem que isso impacte na disponibilidade do produto ou no aumento significativo do custo por cópia vendida.

Ser escalável é a chave de uma startup: significa crescer cada vez mais, sem que isso influencie no modelo de negócios. Crescer em receita, mas com custos crescendo bem mais lentamente. Isso fará com que a margem seja cada vez maior, acumulando lucros e gerando cada vez mais riqueza.

 

- Riscos


É justamente por esse ambiente de incerteza (até que o modelo seja encontrado) que tanto se fala em investimento para startups sem capital de risco, é muito difícil persistir na busca pelo modelo de negócios enquanto não existe receita. Após a comprovação de que ele existe e a receita começar a crescer, provavelmente será necessária uma nova leva de investimento para essa startup se tornar uma empresa sustentável. Quando se torna escalável, a startup deixa de existir e dá lugar a uma empresa altamente lucrativa. Caso contrário, ela precisa se reinventar ou enfrenta a ameaça de morrer prematuramente.

 

- No Brasil


Dados consolidados no Brasil são escassos, mas é possível ter uma noção do quanto esse tipo de empreendedorismo pode fomentar os negócios e a economia brasileira. No ano de 2016 um estudo apontou que entre junho de 2014 e junho de 2015 as startups estruturadas no mercado brasileiro movimentaram financeiramente R$ 784 milhões. O montante representa crescimento de 14%, isso mesmo dois dígitos em um País em crise econômica, a mais que o igual período de 2013 e 2014. Vale ressaltar que o crescimento ocorreu no período conturbado na economia e política brasileira, que resultou na recessão que ainda persiste.

 

Fontes: Revista exame, 3 fev 2016

IG , 30 jun 2016